We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

samba barbarismo

by samba barbarismo

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

1.
Bênção 05:10
2.
Ago Obá 01:11
3.
4.
5.
Juraci 05:16
6.
7.
8.
Sete flechas 01:30
9.
10.
11.

about

O "samba", enquanto processo artístico e "cultural" produzido pelas classes populares brasileiras, marco da experiência urbana racializada outrora duramente reprimido e barbarizado em corpos negros, tornou-se, no processo da nação, símbolo maior da representatividade coletiva, cooptado pelo estado e pelo mercado. O samba-símbolo-do-Brasil percorreu ditaduras e pseudo-democracias para chegar aos dias atuais altamente coevo com o racismo estrutural e com as políticas privativa-estatais quase nada populares. Por outro lado, fervilha em produções multifacetadas e antropofágicas extraordinariamente criativas por todo o Brasil, incorporando formas mutantes, inclusive transnacionais, "ancorado nos usos 'selvagens' da tecnologia", como gosta de pensar o intelectual baiano Osmundo Pinho (de quem emprestamos o título do disco). Assim, percorrendo esta corda bamba, o "samba" habita tamanha contradição e talvez já não faça questão de representar nem nação nem a imagem cristalizada de si mesmo...
...
Relatos fictícios e/ou pseudo-biográficos de um autor que persegue cotidianamente ruas, coletivos e singularidades históricas. Passinhos de revide, contragolpes. Grooves dançantes e frenéticos, resultados de alguma improvisação que rolou durante as gravações. Um cavaquinho valente enfrentando duas guitarras. Polifonias rítmicas. Interpretação apaixonada de quem vive o hoje. Frevo que comemora o erro. Marcha que não encerra a dúvida. "Hora Marcada" é uma regravação, cantada originalmente em Soledad por Bjanka Vijunas, e coube no enredo do disco. "Pedras palavras" também não é original, nasceu primeira com a NÃ e deve entrar no segundo álbum da banda. "Sete flechas" aponta para um devir revolucionário enquanto essência humana, o que cabe bem no corpo-e-alma de nossas duas participações, Marco Nalesso e Acauã. Samba barbarismo busca alguma ousadia, ou fôlego que seja. Reflete sobre (con)tradições. Reverencia quem nunca se rendeu. Reconhece os riscos. Feito através de relações não-monetarizadas, na política dos afetos. Ou em busca dela.
...
Além de mim na guitarra e Babalu na bateria, tem o Yuri Braga na percussão, Fidura Cardial na guitarra e Fernando Saintive no cavaquinho. Thiago gravou baixo acústico em 5 faixas e deixou todo mundo em êxtase. A Lílian Rocha colou, ajudou na formatação dos côros, mas não gravou, imponderáveis da vida. Quem canta é a Aline Mareá. Na real fiz todas as músicas pra ela cantar, ou seja, pensando nela como interprete. Aline, "mulher de candomblé", tem um trabalho comprometido com a educação musical e com o jongo, canta com o Bukassa Kabengele e pirou com esse trabalho "contemporâneo". Minha conterrânea e amiga de longa jornada.
...
Michel de Moura, setembro de 2017.

credits

released August 5, 2017

Gravado no estúdio Da Mata (Jaçanã, SP) em maio de 2017
Mixado em São Paulo por Thiago Babalu e Ali Zaher
Masterizado no Rio de Janeiro por Emygdio Costa

Com:

Aline Mareá - voz
Michel de Moura - guitarra e voz
Fernando Fidura - guitarra
Fernando Saintivie - cavaquinho
Yuri Braga - percussão
Thiago Babalu - bateira
Thiago Pereira - baixo acústico
+
Marco Nalesso - viola em "Sete flechas"
Acauã Capucho - texto e voz em "Sete flechas"
Côros - todo mundo menos o Babalu que estava gravando
+
Fotografia - Léo Eloy
Design gráfico - Michel de Moura, Ana Flora e Yuri Braga

Agradecimentos: quem participou, de perto ou longe; quem ainda vai participar, quem convidar a gente para fazer show, bandas NÃ, Alquifonia, Acauã, Fundação, galera do ABC, Guarulhos, Ideário S.A. e pra você que está aí ouvindo enquanto tecla nas redes sociais.

license

all rights reserved

tags

about

samba barbarismo São Paulo, Brazil

contact / help

Contact samba barbarismo

Streaming and
Download help

Report this album or account